Qual a diferença entre tumor ósseo primário e metástase óssea?

Quando falamos em câncer ósseo, a avaliação clínica e o diagnóstico consideram duas situações: os tumores primários e as metástases ósseas. O tumor primário tem sua origem no próprio osso...

CÂNCER ÓSSEOMETÁSTASE ÓSSEA

1 min read

Desenho esquemático mostrando a epidemiologia das metástases ósseas de acordo com o tumor primário
Desenho esquemático mostrando a epidemiologia das metástases ósseas de acordo com o tumor primário
Quando falamos em câncer ósseo, a avaliação clínica e o diagnóstico consideram duas situações: os tumores primários e as metástases ósseas.

O tumor ósseo primário é aquele que se origina no próprio osso e são muito mais raros do que os tumores ósseos secundários, também chamados de metástases ósseas. Os tumores ósseos malignos primários (também chamados de Sarcomas Ósseos) mais comuns são o Osteossarcoma, Sarcoma de Ewing e Condrossarcoma.

[Outro post que eles são explicados bem direitinho].

Já a metástase óssea, na maioria das vezes, não tem origem na estrutura esquelética, mas sim em outros orgãos à distância. Isso acontece quando o tumor primário está em progressão de doença e as células neoplásicas ganham a corrente sanguínea chegando até os ossos e formando novos tumores (secundários).

Devido ao avanço do câncer em determinadas regiões e à ausência de identificação e tratamento da doença, as metástases por evoluir silenciosas por longos períodos.

As origens mais comuns das metástases nos ossos são os cânceres de :

  • Mama

  • Próstata

  • Pulmão

  • Rim

  • Tireoide

E os locais do esqueléto mais acometidos pelas metástases são a coluna, costelas, bacia e fêmures.